STEFZCB – Sindicato dos Trabalhadores (as) em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil é uma instituição que representa os interesses dos Trabalhadores e Trabalhadoras envolvidos na operação, manutenção e gestão das ferrovias na região central do país. Com uma história rica e uma tradição de defesa dos direitos trabalhistas, o Sindicato da Central do Brasil atua como uma voz unificada em prol dos profissionais que desempenham um papel crucial na infraestrutura ferroviária nacional. A missão do Sindicato da Central do Brasil é garantir condições dignas de trabalho para seus representados, buscando constantemente melhorias salariais, benefícios e condições de segurança no ambiente ferroviário. Além disso, o Sindicato da Central do Brasil desempenha um papel fundamental na negociação de acordos coletivos, defendendo os interesses da classe trabalhadora em todas as instâncias. Através de sua atuação proativa, o sindicato promove a conscientização sobre os direitos dos trabalhadores e incentiva a participação ativa na vida sindical. Realiza também atividades educativas, palestras e workshops, visando capacitar seus membros e fortalecer a solidariedade entre os trabalhadores. Além de sua função representativa, o Sindicato da Central do Brasil também se engaja em questões sociais mais amplas, apoiando causas relacionadas à melhoria das condições de vida não apenas dos Trabalhadores e Trabalhadoras ferroviários, mas também das comunidades onde estão inseridos. Em suma, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil é uma organização comprometida com a defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora ferroviária, lutando incansavelmente por um ambiente de trabalho justo, seguro e digno para todos os seus membros.
Nossa Forma de Trabalhar
Entendemos que a principal função do Sindicato da Central do Brasil é a de representação no sentido amplo de suas bases trabalhistas. O Sindicato da Central do Brasil organiza-se para agir em nome de sua categoria, ou seja, tem sido: “os nossos olhos e nossa boca”, “olhos” para ver o que está acontecendo de forma prejudicial ao servidor e “boca” para transmitir nossa mensagem, em regra, de desagrado ao empregador.
O Sindicato da Central do Brasil é norteado por alguns princípios, quais sejam: princípio da razoabilidade, ou seja, agir com a razão e sempre dentro da razão, com fundamentos e embasamentos jurídicos-legais, de forma a alcançar o objetivo pretendido; princípio da proteção: o qual objetiva proteger o servidor, diante da superioridade do ente empregador e o princípio da função social, princípio este que se concretiza em ações em prol do filiado, cito como exemplos: a criação de pousadas, a consultoria, e o apoio que o Sindicato da Central do Brasil oferece das mais variadas formas aos servidores em geral.
Isso ressalta a importância do Sindicato da Central do Brasil na vida de seus filiados, vale lembrar que a função do Sindicato da Central do Brasil é bem mais ampla, a reivindicação não se refere apenas a aumentos salariais, a luta é muito maior, precisamos preservar direitos adquiridos, precisamos de melhorias na qualidade de vida, precisamos cuidar da saúde do Trabalhadores e Trabalhadoras , precisamos dizer não ao assédio moral. O Sindicato da Central do Brasil , somos nós!!
Diretoria Executiva
Presidente
Valmir de Lemos
Vice-Presidente
Múcio Alexandre Bracarense
Secretário Geral
Jorge Luiz de Almeida
Secretário de Finanças
Antônio Carlos Ferreira Martins
Secretário de Assuntos Jurídicos
Alexandre Magno Bruno Gomes
Secretário de Imprensa
Lourival Pereira dos Santos Junior
Secretário de Patrimônio
Ronaldo Domingues Leite
Suplentes da Diretoria Executiva
Rubem Pereira Pinto
Luiz Barbosa Neto Junior
Antônio Carlos da Silva Cunha
Eliane Soares da Silva
Sônia Marques da Silva
Carlos Alberto Lima
Claudio Luiz Martins de Almeida
Conselho Fiscal – Titulares
Olavo Urbano de Souza Filho
Fernando Ricardo Santos da Costa
João Paulo Develly de Castro
Conselho Fiscal – Suplentes
Marco Antônio Gonçalves Soares
Marlene Caetano Martins
Helcio Maia Ferreira
Delegados de Federação – Titulares
Vassil Nogueira Ramos
Sérgio de Paula e Silva
Delegados de Federação – Suplentes
Sidney de Paula e Silva
Lourival Celestino da Silva
Diretoria de Base
Alex Jorge da Silva
Júlio César de Albuquerque
Nivaldo José dos Santos
Ubirajara Mattos de Sant´ana
Patrícia Luciana Souza do Nascimento
Fábio José Cobra
Gilmar Silva
Márcio de Castro
Rogério Calazans
Jurandir Ramos Fernandes
José Carlos Itaboraí da Silva
Luis José dos Santos filho
Thiago Alexandre de Meneses
Marcos Celestino
Márcio Aparecido de Oliveira
Reinaldo Ferreira de Oliveira
Adalgisa Coelho Sant´ana
Otto Ferrari Filho
Sussimara Epifânio Prado da Silva
Erika Kátia de Oliveira
Natanael Issac Magno da Assunção da Costa
Marcelo Jacinto
Rodney Magno da Costa
Luzia Marilza Celestino Linhares
Diego Rodrigo Gomes Lima
Eric de Almeida Novaes
Luiz Carlos Pereira
Giuliano Cesar Villas Boas
Sebastião Simão de Souza
Valter Arume
Thiago João da Silva Marinho
Mauro Luiz de Oliveira Franco
Ubiraci Augusto dos Santos
Clayton Paulo dos Santos
José Carlos Simião
José Iran de Brito Siabra Junior
Pedro Ricardo de Oliveira Neto